Visão 360º
SISTEMA COMPLETO PARA ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO PÚBLICA
Administração Financeira e Contábil
- Gera todos os anexos exigidos pela Lei Federal nº 4.320/64 e pela Lei Complementar nº 101/2000.
- A principal diferença entre a contabilidade das empresas privadas e a contabilidade dos entes públicos está no que se pode ou não fazer, ou seja, enquanto na administração particular é lícito fazer tudo o que a lei não proíbe, na Administração Pública só é permitido fazer o que lei autoriza.
- Permite registrar, controlar e demonstrar os fatos e atos econômicos e administrativos que ocorreram no patrimônio público de uma entidade, permitindo a elaboração de informações sobre os resultados e variações da composição do patrimônio para que haja melhor prestação de contas e tomada de decisões por seus administradores.
Administração de Processos de Compras
- Possui mecanismos que permitem a realização de qualquer processo administrativo de compras, gerando inclusive todos os relatórios a que se refere a Lei Federal nº 8.666/93, atualizada, bem como proporciona a parametrização de novos relatórios de acordo com a necessidade de cada cliente.
- Devido ao reconhecimento da importância do uso eficiente dos recursos públicos, a Constituição Federal de 1988 trouxe no inciso XXI do art. 37 a previsão legal que obriga que as obras, serviços, compras e alienações públicas sejam feitas através de processo licitatório, assegurando igualdade de condições a todos os concorrentes.
- A previsão constitucional foi regulamentada pela Lei Federal nº 8.666/93 (Lei Geral de Licitações e Contratos Administrativos), atualizada pelas Leis nºs 8.883/94, 9.648/98 e 9.854/99.
Administração de Processos e Protocolos
- Permite emitir Certidões Negativas de Débitos, Boletos/Guias para pagamentos de Impostos e Taxas.
- Sistema para o controle de todos os documentos recebidos e produzidos em tramitação no Cliente. Seu principal objetivo é descentralizar a tramitação dos documentos pelas unidades organizacionais usuárias.
Recebimento é o ato de receber o documento tanto fisicamente, como virtualmente.
Registro Instrumento de controle de entrada e saída de documentos no sistema, em ordem numérico-cronológica, com a indicação das datas e horários das movimentações.
Tramitação Curso do documento desde a sua produção ou recepção até o cumprimento de sua função administrativa nas unidades organizacionais internas. Também chamado movimentação ou trâmite.
Administração de Recursos Humanos
- Permite exportar dados, sem retrabalho referente à RAIS, DIRF, MANAD, IRRF, CAGED, e etc.
- A Gestão de Pessoas é caracterizada pela participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento do bem mais precioso de uma organização que é o Capital Humano, cabendo à área de Gestão de Pessoas a nobre função de humanizar as empresas.
- A gestão de recursos humanos é uma das funções tradicionais da empresa e que tem como missão estabelecer o sistema que rege as relações entre os seus funcionários e definir a melhor adequação de cada um deles à função que irá realizar.
Administração e Gestão de Almoxarifados
- Permite controlar todos os bens e materiais armazenados no Almoxarifado Central e/ou dele dependentes, mantendo o registro individual de cada Unidade de Almoxarifado de acordo com a necessidade da Administração Pública.
- O almoxarifado é a unidade administrativa responsável pela gestão (recebimento, armazenamento, distribuição e controle de estoque) de materiais e equipamentos adquiridos, respeitando as padronizações definidas pelas áreas fim a que esta se destina.
Administração e Gestão dos Serviços de Saúde Pública
- Através da análise dos relatórios produzidos pelo Sistema é possível desenvolver Ações voltadas à melhoria da saúde da população.
- Os organismos de saúde pública devem avaliar as necessidades de saúde da população, investigar o surgimento de riscos para a saúde e analisar os determinantes de tais riscos. De acordo com o que for detectado, devem estabelecer as prioridades e desenvolver programas e planos que permitam suprir tais necessidades.
- A saúde pública também deve gerir os recursos para assegurar que os seus serviços cheguem à maior quantidade de pessoas possível.
Administração e Gestão de Tributos Municipais
- Permite gerir com eficiência todas as receitas próprias municipais e, ainda, possui relatórios totalmente parametrizados para melhor atender o cliente.
- Tributos Federal e Estadual. As principais receitas próprias dos municípios originam-se do Imposto sobre a Prestação de Serviços (ISS), do imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana (IPTU), do imposto sobre a transmissão, intervivos, de bens imóveis (ITBI), das taxas e das contribuições de melhorias.
- O imposto sobre serviços (ISS) demonstra ter um elevado potencial de crescimento na receita própria dos municípios. A utilização, por exemplo, de tecnologia através de sistemas de emissão e controle de nota fiscal eletrônica permite o alcance de resultados bastante positivos. No entanto, é preciso capacitar e valorizar os servidores públicos, pois eles são os principais responsáveis pela melhora da arrecadação e pela satisfação da população.
Administração e Controle de Frotas
- Permite efetuar todas as liquidações de despesas automaticamente nos respectivos empenhos, gerando segurança, agilidade e controle dos saldos dos empenhos e do estoque.
- Para se ter uma administração eficiente e eficaz, é imprescindível o estabelecimento de uma estrutura organizacional sistêmica de cada Secretaria, conjugando-as com as suas respectivas atividades e atribuições.
- Grande parte das decisões estratégicas da Gestão da frota municipal tem como pontos de análise, o controle, a redução dos custos operacionais dos veículos e das máquinas pesadas e a devida aplicação dos recursos financeiros.
Administração e Controle de Patrimônio
- Permite efetuar e registrar toda a movimentação de incorporação, reavaliação, depreciação e desincorporação, dependente ou independente da execução orçamentária, gerando lançamentos automáticos nas variações aumentativas e/ou diminutivas, gerando (trocar essa palavra) assim o Balanço Patrimonial (anexo 14, da Lei Federal nº 4.320/64).
- O gestor público municipal, assim como nas demais esferas, deverá promover a adoção de procedimentos administrativos e contábeis que garantam o bom uso do patrimônio público. Entre as medidas a serem adotadas pelo gestor público destaca-se a realização de Inventários Anuais (arts. 94, 95 e 96, da Lei Federal nº 4.320/64).
- A Lei da Ação Popular (Lei Federal nº 4.717/65) define patrimônio público, em seu artigo 1º, parágrafo 1º, como sendo “o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta”.
Instrumentos de Planejamento - (PPA - LDO - LOA)
“O Planejamento é um instrumento essencial para o alcance de resultados esperados pelos Governos. Além de estabelecer caminhos e direções, por meio do estabelecimento de programas, ações, metas e prioridades, coordena esforços e possibilita o controle e a alocação eficiente dos recursos públicos.” (Gestão para resultados municipais – Governo de Minas)
A Constituição Federal estabelece:
“Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:
I – o plano plurianual;
II – as diretrizes orçamentárias;
III – os orçamentos anuais.
§ 1º – A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.
§ 2º – A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.
§ 5º – A lei orçamentária anual compreenderá:
I – o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público;
II – o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto;
III – o orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público.
§ 6º – O projeto de lei orçamentária será acompanhado de demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenções, anistias, remissões, subsídios e benefícios de natureza financeira, tributária e creditícia.
§ 7º – Os orçamentos previstos no § 5º, I e II, deste artigo, compatibilizados com o plano plurianual, terão entre suas funções a de reduzir desigualdades inter-regionais, segundo critério populacional.
§ 8º – A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da Lei”
Observação: O Sistema permite a elaboração, execução, acompanhamento e avaliação das metas estabelecidas nos Instrumentos de Planejamentos.
Gerenciamento Eletrônico de Documentos
- Previne e detecta alterações ou manipulações fraudulentas de conteúdos eletrônicos;
- Compatível com todos os certificados digitais, incluindo o e-CPF e o e-CNPJ, documentos digitais oficiais da Secretaria da Receita Federal do Brasil.
- Garante a privacidade das informações e o não repúdio de transações eletrônicas;
Segurança e Manutenção do Banco de Dados
- O Sistema realiza de forma automática varreduras no Banco de Dados com a finalidade de identificar possíveis falhas em seu funcionamento e mantém o monitoramento do seu desempenho do Banco de Dados. Todas as informações podem ser acompanhadas pelo responsável pelo CPD, que poderá recebê-las através de e-mail de alerta enviados pelo próprio Sistema.
- Planejamento, execução, controle e fiscalização são importantes em qualquer setor; público ou privado. No entanto, a proteção de tais informações é indispensável, seja pela garantia e preservação dos arquivos produzidos, seja pela segurança contra possíveis invasores.
- Permite o controle de fluxo de rotinas.
- Facilita a gestão dos recursos para uma melhor aplicação.
- Permite a contabilização automática dos lançamentos em suas devidas contas.
- Permite a emissão de diversos relatórios; empréstimos, devoluções, reservas, catálogos.
- Reduz custos operacionais
- Possibilita a organização e classificação do acervo